Desde 1971, a Global Footprint Network, uma organização ambiental sem fins lucrativos, calcula e registra anualmente o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day). Esse dia marca o momento em que a humanidade esgota todos os recursos naturais disponíveis para o ano, ou seja, ultrapassamos a capacidade de regeneração do planeta em um período de 365 dias.
Em 2023, essa data foi oficialmente registrada, dia 2 de Agosto. Isso significa que, em pouco mais de sete meses, consumimos mais recursos naturais do que a Terra é capaz de renovar durante todo o ano.
A Global Footprint Network observa que o Dia da Sobrecarga da Terra tem ocorrido cada vez mais cedo ao longo dos anos. Em 1970, os recursos mundiais se esgotaram em 29 de dezembro. Em 2000, esse déficit foi alcançado em outubro, e em 2010, no fim de agosto.
Nos últimos três anos, a data tem sido atingida entre a última semana de julho e a primeira de agosto. Essa situação só não é pior graças ao crescimento das energias renováveis, conforme aponta a instituição.
“O modelo atual passa longe de ser sustentável e a questão chave é como prover de forma eficiente e justa as necessidades das pessoas usando menos energia (proveniente de fontes poluentes) e menos matérias-primas”, disse Janez Potočnik, copresidente do Painel Internacional de Recursos do programa para o meio ambiente da ONU (Organização das Nações Unidas).
