Escuridão atinge 25 estados, grande apagão nacional.

Escuridão atinge 25 estados, grande apagão nacional. 

Nesta terça-feira (15), diversas regiões do Brasil experimentaram continuamente o fornecimento de energia elétrica, gerando ocorrências de "apagões" em várias localidades. Os relatos iniciais sobre essa incidência pediram a emergir por volta das 8h30 da manhã, e a incidência mais significativa concentrou-se principalmente em cidades situadas nas regiões Norte e Nordeste do país. Além disso, o Distrito Federal (DF) também foi impactado por essa situação. 


Nas cidades de Fortaleza (CE) e Teresina (PI), por exemplo, a falta de energia resultou na desativação dos semáforos, ocasionando congestionamentos e dificuldades no trânsito. No estado do Piauí, em particular, ocorreram incidentes com pessoas ficando retidas em elevadores devido à interrupção do fornecimento elétrico. 


Na cidade de Salvador (BA), a circulação do Metrô foi sustentada, com as composições sendo determinadas devido a uma falha no sistema de energia. Em São Paulo (SP), ocorreu um cenário semelhante, com relatos de atrasos na operação da Linha Amarela do Metrô. 

Já no estado de Santa Catarina (SC), aproximadamente às 9h, cerca de 593 mil unidades consumidoras estavam enfrentando falta de energia. Nos bairros de Belo Horizonte (BH), também houve interrupção no fornecimento elétrico, e situações semelhantes foram observadas em várias outras regiões do país. Acredita-se que, pelo menos, 15 estados tenham sido atingidos por esse problema. 

No tocante ao motivo por trás desses incidentes, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) emitiu uma nota explicativa. De acordo com o ONS, uma falha na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) resultou na interrupção de 16 mil MW de carga nos estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil, com efeitos também se estendendo aos estados do Sudeste. A interrupção teve início às 8h31, devido à abertura da interligação entre as regiões Norte e Sudeste. As causas dessa ocorrência ainda estão sob investigação. A recuperação do sistema já está em andamento em todas as áreas confirmadas, e até às 9h16, um total de 6 mil MW já foram restaurados. 


Sandoval Feitosa, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), esclareceu que a situação está sendo monitorada por órgãos competentes e pelas empresas responsáveis pelo fornecimento de energia nas regiões reservadas. Feitosa explicou que há um desafio de abastecimento nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e que diversas entidades, incluindo o Ministério de Minas e Energia, o ONS e a ANEEL, estão cooperando para restabelecer o sistema com a maior brevidade possível. Além disso, o Ministério de Minas e Energia comunicou a criação de um grupo para analisar as causas dessa ocorrência, e detalhes sobre as medidas em andamento serão compartilhadas conjuntamente com o Ministério e o ONS assim que estiverem disponíveis. 

Escuridão atinge 25 estados, grande apagão nacional.

Você também pode se interressar por

Você já ouviu falar em Usina Solar de Investimento?

Principais vantagens das Usinas de InvestimentoGeração de Renda Adicional com Energia...

Prevê-se que o investimento em energia solar supere a extração de petróleo.

Os investimentos em energia solar estão previstos para ultrapassar, pela primeira vez,...